Pular navegação

A região da bacia do Içana e seus afluente vem há muito tempo sendo localizada pelos diversos de tipos  afluentes de expansão da sociedade não-indio que traziam a desarticulação entre os comunidade nativas. Disse  região seus habitantes.

A partir da fundação da organização associações indigenas que o objetivo de conscientizar os seus povos contra a dominação, assim como estudar e discutir alternativa para resolver problema é que voltou acontecer essa integração crescente entre as comunidades.

Todo esse movimento foi através da articulação, reuniões, assembléias, encontro e cursos especifico na área de saúde e educação.

Isso é que desse espaço e oportunidade para discutir e para que as comunidades pudessem conhecer reivindicas seus diretos e elaborar projetos. Um desse projeto que é muito importante realidade dos povos das aldeias, bem diferente do que acostumamos. O conhecer a escola que existe sua comunidade hoje em dia. Como que foi discutido por nós de encontro de educação a escola indígena Baniwa e coripaco deverá formar para  a vida.

O nosso projeto é envia por FOIRN e ISA no ano de 1997, foi finalmente aprovada.  Para agilizarmos os seus andamento conforme interesse do povo logo que foi aprovado previmos em trabalho “mobilização da EIBC” que compreendeu em duas fases: êxodo rural indígena.

Êxodo indígena é entendido como saída dos membros da comunidade para as cidades e redondeza, procura que a melhoria de vida, tanto econômico, quanto cultura e  política, foram identificada como principais do êxodo indigenas ou falta de assistência nas comunidades nas área de educação, saúde falta de setor de venda de produto e compra de mercadoria necessário. Foram também identificando os problemas e prejuízo que a cidade traz; desprezo de identidade de vida ao conhecimento dos direitos legais, alcoolismos, prostituição, vícios e outras coisas como usam de drogas.

Por todo disso a escola revê que trabalhar para formar pessoas capazes de outros sustentar-se oferecendo formação adequada para vida das pessoas e assim diminuir o êxodo rural indígena e trazer soluções uma vida melhor nas comunidades.

One Comment

  1. É isso aí Ag, continue escrevendo, estarei acompanhando o seu trabalho. Muito sucesso!!!

    Abcs

    Ray


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: