Pular navegação

Será que os conhecimentos produzidos pelos povos indígenas são uma forma simples de “ciência”? Será que conhecimentos produzidos pelos cientistas é uma forma de conhecimentos mais “evoluída” mais desenvolvida, mais completa e mais verdadeira, do que os conhecimentos dos grupos indígenas?

A maioria dos não- índio acredita que os saberes dos povos indígenas sobre o meio-ambiente são pré-científicos. Essas pessoas sabem que os índios conhecem muito bem os animais e vegetais de suas regiões, melhor do que muito zoólogo ou botânico. Mas sabem também que as explicações dadas pelos povos indígenas para aquilo que observam no meio-ambiente são muito diferente explicações cientificas.

Essa diferença entre as explicações indígenas e as explicações deveria ser vista como resultado de preocupações e formas de pensar distintas. Mas, infelizmente, a maioria dos não-indio entende que diferentes jeitos de pensar são resultado de uma inferioridade na capacidade entendimento dos grupos que pensam de outra forma. Para essas pessoas, as explicações cientificam são as únicas verdadeiras e todas as demais explicações são tentativas que não deram certo de chegar ao conhecimento cientifico.

Na verdade, sabemos que existem vários tipos de conhecimento e vários caminhos para a construção de sistemas de conhecimento. É importante percebermos que existem diferentes formas de conhecer o mundo e que nenhuma delas é única correta. Todas as formas de conhecimento culturalmente construídas, ou sejas, estão relacionadas com as experiências históricas de cada povo, as regiões onde vivem e suas formas de se organizar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: